Saturday, January 10, 2009

Hayao Miyazaki critica Taro Aso

Hayao Miyazaki critica Taro Aso
Escrito por Fernando C. Siqueira
25-Nov-2008

Hayao MiyazakiPrimeiro ministro, fã de mangás e cosplay, é fortemente criticado pelo renomado diretor e vencedor do Oscar.

Hayao Miyazaki, mundialmente conhecido diretor, desenhista e escritor, criticou o primeiro ministro do Japão, Taro Aso, pela sua afeição por mangás e disse que crianças deveriam experimentar mais experiências com a natureza que com video-games e TV.

Taro Aso é conhecido por ser fã de mangás e incentivar a cultura pop japonesa. Em 2007, criou o Prêmio Internacional de Mangá para mangakas (escritores/desenhistas de mangás) não japoneses. Também ficou conhecido no meio otaku por apoiar e patrocinar o World Cosplay Summit (Encontro Mundial de Cosplays) na época em que era Ministro de Relações Exteriores.

Miyazaki tinha sido perguntado sobre o que achava da atitude de Aso de apoiar abertamente a leitura de mangás, o que lhe tinha trazido popularidade entre os fãs de mangá e animes. Ele descreveu como "vergonhoso". E completou: "Isso é algo que deveria ser reservado à vida privada".

O diretor de 67 anos defende um retorno às origens, limitando o uso de computadores em seus filmes e dando ênfase aos desenhos feitos a mão, como em seu filme "A Viagem de Chihiro", que lhe rendeu um Oscar em 2003.

Taro Aso"O ambiente em que estão rodeadas nossas crianças está cheio de realidades virtuais: televisão, video-games, e-mail, celulares e mangás", Miyazaki afirmou. "Eu acho que isso enfraquece nossas crianças", ele afirma, ao mesmo tempo em que confirma que seu ponto de vista pode parecer paradoxal.

O famoso diretor e desenhista também é conhecido pelos seus filmes de animação "Meu Vizinho Totoro", "O Castelo Animado" e o mangá "Nausicaä do Vale do Vento", todos lançados no Brasil.

Miyazaki também falou de seus esforços em treinar uma nova geração de jovens animadores. Ele escolheu 20 jovens com os quais vai começar a trabalhar no próximo ano, em um estúdio de treinamento, longe de Tokyo.

Mas Miyazaki tem pouco a dizer de seu próprio filho. Goro Miyazaki, que publicamente já criticou seu pai, ganhou renome e popularidade com a animação "Tales of Earthsea", em 2006.

"É um problema difícil", Miyazaki afirmou quando perguntado sobre seu filho Goro. "Eu não vou favorecê-lo só porque ele é meu filho. Eu acho que ele vai experimentar tempos difíceis no futuro. Isso é tudo."

2 comments:

Anonymous said...

Miyazaki é um autor que se importa com o público.
Nathalia, li alguns dos textos. Uns dez, eu acho. Muito divertidos! “Mecanismos de autodefesa”, “olhar comum”, o Lucas mudou mesmo pros anos oitenta? Já me disseram que muitas pessoas usam “máscaras psicológicas” quando escrevem em espaços virtuais. Algumas são bastante exóticas... mas esse, decididamente, não é o seu caso. Lendo os textos eu a reconheci.
A propósito, reconhecê-la, conhecê-la mais, assim como a outros amigos que temos em comum, já me proporcionou muitos momentos de alegria. Por isso, obrigado e até a próxima.

Nathália C.Forte said...

:D