Wednesday, November 30, 2011

Cabelo branco

Hoje percebi que muitos fios brancos apareceram no meu cabelo no ultimo mês e me peguei tentando arrancá-los. Daí me lembrei, de como comemorei a chegada do primeiro, de como ele simbolizou uma passagem. Quando meu primeiro fio prateado nasceu, me senti mais mulher, menos criança.
Acho que temos medo dos fios brancos por quê eles nos aproximam da velhice, e a velhice nos aproxima da morte, logo tememos o fim da cor como tememos o fim da juventude e da vida.
Daí pensei noutra coisa: a concepção espirita de que viemos para essa vida para aprender. Então, de certo modo, quando morremos e partimos, é por quê aprendemos alguma coisa.
Os últimos meses foram de muita transformação para mim. Transformação baseada em muitos altos e baixos, em desafios e em um bocado de dor e prazer, poucos meio termos e muita intensidade.
Acho que por isso os fios brancos nasceram todos de uma vez.
Então pensei: cada cabelo prateado, significa que envelheci mais, logo que estou mais perto da morte. Então, se eu preciso aprender para morrer, será que, cada fio branco que nasce é uma coisa importante que aprendi?
Gosto de acreditar que sim. Penso, sempre que corto o cabelo, nas coisas que vivi enquanto cada fio desses me acompanhava. Brinco dizendo que eles vão crescendo e medindo o que a gente vive, como aqueles gráficos em papel dos eletrocardiogramas registram as batidas do coração.
E sabem, nesses meses tenho vivido e parendido muito, mudado muito. Me vejo mais mulher,mais eu, mais velha até.
Não diria mais feliz, mas não troco o que sou agora pela felicidade de ontem, e assim, não troco nem um dos meus pratiadinhos pelos fios pretinhos de outros dias.

1 comment:

inaldo eleuterio said...

lindo.